Prato tradicional da gastronomia nortenha, terá nascido na cidade do Porto, segundo reza a história e a lenda, por alturas dos descobrimentos ou do Cerco do Porto, em 1832. Qualquer uma delas verosímel dadas as dificuldades que o povo se viu obrigado a superar em cada uma dessas alturas.
Dizem que por altura das expedições a Ceuta todas as carnes que a cidade tinha foram limpas, salgadas e acamadas nas embarcações, ficando a população sacrificada unicamente com as miudezas para confeccionar, incluindo as tripas. Segundo consta assim nascia a alcunha "tripeiros", como ficaram a ser conhecidos os portuenses desde então.
O prato é confecionado com vários tipos de carne, tripas, enchidos e feijão branco e foi um dos candidatos finalistas às 7 Maravilhas da Gastronomia portuguesa.
O poeta Fernando Pessoa escreveu um poema referindo-se a tão reconhecido prato e por tudo isso ele também faz parte do nosso menu.
Deixamos algumas dicas de como fazer em casa a preparação da dobrada.
A Dobrada ou bucho de vaca deve ser bem lavado e esfregado com sal e limão. Colocar num recipiente com água e rodelas de limão até ficar branco. Com uma faca raspar as vilosidades para retirar qualquer resíduo bem como o excesso de gordura.
Coza as carnes em separado do feijão, reserve a água da cozedura das carnes para juntar mais tarde ao refugado e depois siga a sua receita favorita.
Amazing Offers: http://bit.ly/cheap_gadgets
Amazing Offers: http://bit.ly/cheap_gadgets