Receita de Bolo Rei

O Bolo Rei é uma antiga tradição de natal e está presente em todas as casas até meados de Janeiro. Apresentamos uma receita do Bolo Rei simples e até pode incluir a fava e o brinde em sua casa continuando a manter esta tradição.

Ingredientes

    750 gr. farinha de trigo sem fermento
    30 gr. fermento de padeiro
    150 gr. margarina vegetal ou manteiga
    150 gr. açúcar
    150 gr. frutas cristalizadas
    150 gr. frutos secos pinhões, nozes, passas, avelãs e amêndoas
    4 ovos
    1 limão
    1 laranja
    1 dl vinho do Porto
    1 colher de sobremesa sal rasas

Instruções de preparação

  •     Picam-se as frutas cristalizadas e põem-se a macerar com o vinho do Porto juntamente com as frutas secas.
  •     Dissolve-se o fermento em 1 dl de água tépida e junta-se a uma chávena de farinha (tirada do peso total). Mistura-se e deixa-se levedar em ambiente morno durante cerca de 15 minutos.
  •     Entretanto, bate-se a gordura escolhida, o açúcar e a raspa das cascas do limão e da laranja. Juntam-se os ovos, um a um, batendo entre cada adição, e depois a massa de fermento.
  •     Quando tudo estiver bem ligado, adiciona-se a restante farinha peneirada com o sal. Amassa-se ou bate-se a massa muito bem. Esta massa deve ficar macia e elástica. Se estiver muito rija, junta-se um pouco de leite tépido. Misturam-se as frutas maceradas no vinho do Porto. Volta a amassar-se e molda-se em bola.
  •     Polvilha-se a massa com um pouco de farinha, tapa-se com um pano e envolve-se a tigela num cobertor. Deixa-se levedar em ambiente morno durante cerca de 5 horas.
  •     Quando a massa estiver bem levedada - em princípio deve dobrar de volume -, mexe-se e molda-se novamente em bola (ou em várias bolas) e já sobre um tabuleiro untado faz-se-lhe um buraco no meio. Introduz-se a fava e o brinde, este embrulhado em papel vegetal. Deixa-se levedar durante mais 1 hora.
  •     Pincela-se o bolo com gema de ovo e enfeita-se com frutas cristalizadas inteiras, torrões de açúcar, pinhões inteiros, meias nozes, etc.
  •     Leva-se a cozer em forno bem quente. Depois de cozido, pincela-se o bolo-rei com geleia diluída num pouco de água quente. Para impedir que a rodela feche, pode introduzir-se uma caneca no buraco.

 

 

Reservas

Estamos abertos Segunda das 8h30 às 15h00 (almoço)
e Quarta a Domingo das 8h30 às 24h00 (almoços e jantares).
Terça-feira estamos fechados para um descanso semanal.

Assim que recebermos a sua reserva,
contatamos de volta para confirmar.

:

A nossa Missão

A nossa equipa trabalha para o servir sempre melhor.
Deixamos aqui algumas palavras sobre as suas preocupações e motivações no desempenho do seu trabalho.

  • Trabalhamos diáriamente para servir os melhores pratos preparados na hora com os ingredientes mais frescos do mercado.

    ...

    Hoje somos mais do que uma equipa, somos família ...

  • A nossa equipa é experiente e altamente qualificada para tratar os nossos pratos com respeito pelos sabores tradicionais que os nossos clientes...

    Uma palavra sobre a nossa equipa

  • O Viasa completou 30 anos de existência, um projecto de vida que abracei com paixão e dedicação sempre buscando a excelência na Qualidade do nosso...

    Sócio Fundador, Churrascaria Viasa

Newsletter

Receba as novidades, ofertas e menus especiais
no seu email.